Saúde ocupacional e imunização: cuide da sua equipe com a queda das temperaturas


Todos certamente já escutaram que “prevenir é melhor do que remediar”. Mas isso tem sido levado a sério na sua empresa?

Prevenir é o melhor em todos os sentidos, principalmente quando se trata da prevenção de doenças e manutenção da saúde. Ainda assim, grande parte da população tende a postergar a visita ao médico, o que é nocivo não só ao próprio indivíduo como àqueles que convivem com ele, inclusive no ambiente de trabalho.

O investimento em saúde e segurança ocupacional é fundamental para as empresas, seja com um setor interno ou um parceiro como o CEMET, que trabalha com assessoria e consultoria completa na área. Além dos exames periódicos, realizados conosco ou in company, uma outra necessidade das equipes é tornar a prevenção uma rotina.

Programas eficazes de saúde não devem ser vistos como gastos supérfluos, e sim investimento na saúde e segurança do colaborador. Aqui não falamos apenas das doenças ocupacionais, mas das doenças no geral. Um colaborador doente custa muito à empresa (cerca de 7 vezes mais que um saudável, de acordo com a ANS), e em muitos casos a doença poderia ter sido prevenida através de exames de prevenção ou vacinação. Existem ações práticas que os gestores podem fazer na empresa para garantir mais saúde:

  • Apresentar informações sobre a importância da prevenção e como fazer isso;
  • Realizar campanhas sobre saúde, com palestras e ações que engajem o colaborador;
  • Imunização dos trabalhadores, a partir de vacinação na própria empresa.

Os últimos meses foram importantes no calendário de vacinação do país: devido ao período chuvoso e agora, com as temperaturas diminuindo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) incentivou a imunização para o controle de doenças que ainda causam morbidade e mortalidade. Nos trabalhadores, as vacinas são importantes principalmente para doenças de alta contaminação, como a gripe e o COVID-19, transmitidos por vias respiratórias.

É importante observar a área de atuação e priorizar as vacinas mais importantes os funcionários e, ainda, trabalhar em formas de prevenção de diferentes doenças. O calendário de vacinação de adultos ajuda a imunizar ou atualizar vacinas contra sarampo, varicela, difteria, tétano, meningite, gripe, febre amarela e hepatites A e B, entre outas. Profissionais de serviços de saúde ainda devem se vacinar contra: coqueluche, hepatite A, meningocócicas ACWY e B, e varicela.

Promovendo campanhas de imunização, sempre atento às necessidades de cada empresa, é possível garantir benefícios como:

  • Prevenir doenças relacionadas às condições do ambiente de trabalho;
  • Prevenir doenças que interferem na capacidade produtiva do trabalhador;
  • Prevenir doenças encontradas na região que podem afetar o trabalhador;
  • Reduzir as doenças infecciosas e suas consequências;
  • Promover a saúde do trabalhador.

Saúde é fundamental para todos, e todos precisam fazer a sua parte, individualmente e no ambiente de trabalho. Promover e facilitar a saúde no ambiente de trabalho é uma responsabilidade das empresas.