A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho não envolve somente a adequação do local de acordo com as normas de segurança. Para garantir o bem-estar de todos os colaboradores, é necessário também investir na segurança pessoal de cada trabalhador.
Dessa forma, disponibilizar o chamado Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental para que o colaborador possa exercer suas atividades de forma segura e estável.
Apesar da proteção individual ser necessária de uma forma geral, quando há antecipação de riscos ocupacionais, algumas áreas do corpo merecem cuidados extras durante o horário de trabalho.
Mãos, coluna, cabeça e olhos são regiões que, se prejudicadas, podem diminuir a capacidade laboral do funcionário, resultando em afastamentos, períodos de licença ou até mesmo invalidez permanente.
Por estarem continuamente expostos, os olhos podem sofrer com a ação de partículas suspensas no ar. Por isso, principalmente em indústrias e fábricas é necessário adotar alguns cuidados extras com a visão.
Dentre as principais lesões oculares no ambiente de trabalho estão:
- Queimaduras (através de agentes químicos ou físicos);
- Contusões (lesão traumática a partir do choque de superfícies);
- Perfurações (objetos pontiagudos que perfuram o globo ocular e modificam a anatomia do olho);
- Entrada de corpos estranhos (fragmentos que entram em contato com o olho, causando incômodo e irritação)
- Conjuntivite (infecção da membrana externa do olho e da pálpebra interior)
Com esses riscos ameaçando a saúde dos olhos, é necessário aderir a um dos principais EPI’s: os óculos de proteção.
Especialmente desenvolvido para proteger a visão contra partículas sólidas, o óculos é um importante equipamento de proteção individual, e deve ser usado durante todo o tempo em que o trabalhador permanecer ativo.
Impedindo a entrada de partículas estranhas no globo ocular, bem como o respingo de substâncias químicas, sprays e secreções nocivas, o equipamento deve ajustar-se perfeitamente ao rosto, não deixando aberturas laterais, ao mesmo tempo em que não causa desconforto ou incômodos.
É importante ressaltar ainda que os óculos de segurança devem ser produzidos de acordo com as normas da ABNT e possuir o Certificado de Aprovação (CA).
Além do uso dos óculos, os trabalhadores também podem investir na aplicação de colírios como a lágrima artificial para proteger e lubrificar os olhos.
Quer garantir a saúde na sua empresa e contar com uma gestão eficiente na Medicina do Trabalho? Venha para o CEMET. Acesse cemetms.com.br e conheça todas as nossas soluções, incluindo nosso atendimento in company.