Precisamos falar sobre saúde mental


A saúde mental no trabalho é um problema oculto nos mais diversos ambientes corporativos, pois esse ainda é um assunto pouco discutido entre os funcionários e os gestores. Este mês, comemora-se o Janeiro Branco, campanha que chama a atenção da sociedade para o tema da saúde mental na vida das pessoas.

As consequências de doenças mentais frequentemente são muito mais “sutis” do que aquelas relacionadas a doenças físicas. Com isso, muitas empresas não conseguem perceber a eficiência do investimento em programas de saúde para o aumento da lucratividade, da eficiência e da produtividade.

Pelas definições da Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade”.

A saúde mental, portanto, é composta por vários elementos:

  • satisfação pessoal — percepção de estar fazendo suas atividades corretamente, autonomia, competência, dependência intergeracional e percepção do potencial intelectual e emocional, entre outros;
  • capacidade de superação (resiliência);
  • produtividade acadêmica e profissional;
  • participação social.

A saúde mental do trabalhador está intimamente ligada à sua produtividade e ao seu desempenho. As doenças mentais propriamente ditas, como a depressão e a ansiedade, estão diretamente associadas ao afastamento e à perda de produtividade.

Funcionários com a saúde mental comprometida se tornam um custo muito elevado para as empresas. Todas as medidas de prevenção e tratamento desses profissionais devem ser vistas como um verdadeiro investimento.

Os programas de promoção da saúde no local de trabalho podem ser muito bem-sucedidos para evitar licenças e o absenteísmo, ainda mais quando associados a medidas de cuidados com a saúde física.

Quer saber como implementar ações na sua empresa para a promoção da saúde e do bem-estar entre os seus colaboradores? Acesse www.cemetms.com.br, fale com um consultor e descubra todos os serviços disponíveis hoje para você.