Uma sala de aula, antes de tudo, é um desafio para os professores. Não apenas pelo objetivo mais importante de todos, que é educar com qualidade, mas também pelos diversos cenários que se apresentam cotidianamente – e que interferem na saúde desses profissionais.
Alunos indisciplinados, desrespeitosos e até violentos crescem a cada ano, e não são poucos os casos que chegam ao noticiário. Mas existem riscos à saúde que independem de eventos adversos como esses e que são atribuídos meramente ao exercício natural da profissão.
Os desafios da sala de aula para a saúde do professor
Os principais seriam o stress, as longas jornadas de trabalho decorrentes do acúmulo de cargos, o intenso e contínuo uso da voz, os movimentos repetitivos, o ruído e o pó de giz. Visões mais contemporâneas incluiriam nessa lista também a gestão violenta e alguns fenômenos emergentes ligados aos recursos tecnológicos.
Dessa forma, se faz necessária e fundamental a realização dos exames admissional ou periódico que podem indicar doenças e enfermidades oriundas de todas estas situações, como transtornos mentais e comportamentais, problemas cardiológicos e circulatórios, distúrbios da fala e de voz, entre muitos outros.
Se você é professor, conte com o CEMET para a realização dos seus exames admissional ou periódico e garanta sempre a melhor equipe de profissionais envolvidos para orientar você nos exames mais adequados e exigidos pela legislação trabalhista em vigor.
Acesse cemetms.com.br e conheça toda a estrutura que está à sua disposição, bem como os inúmeros serviços e especialidades.
Mantenha a sua saúde sempre em dia para que a sala de aula não fique um dia sem a sua presença. Seus alunos contam com você.