Desde o início de 2020, o mundo sofre os efeitos da pandemia global causada pela Covid-19. Empresas e profissionais tiveram que se adaptar ao “novo normal” no mercado, e a área de medicina do trabalho não é exceção.
São inúmeras pequenas mudanças que já fazem parte do dia a dia de todos. Para os profissionais ligados à saúde ocupacional, cuja especialidade médica é a prevenção e tratamento de doenças ligadas às atividades de trabalho, os cuidados se estendem ainda mais.
A medicina do trabalho deve orientar as empresas e colaboradores acerca da infecção, formas de prevenção e tratamento da Covid-19. Faz parte das atribuições do profissional médico acompanhar de casos de Covid-19 dentro da empresa, os casos de afastamento por 14 dias, além de verificar e notificar qualquer caso de sintomas gripais.
Também são os médicos do trabalho que fazem o levantamento de trabalhadores em grupos de risco e encaminham toda a documentação necessária aos funcionários.
O médico do trabalho deve contribuir com orientações importantes relacionadas às medidas sanitárias que evitam a propagação do vírus, como a frequência e a forma de higienização das mãos, a higienização da estação de trabalho e a manutenção das portas e janelas abertas. No caso de quem está em home office, é preciso sugerir a disposição de álcool em gel e de produtos de limpeza, além das demais recomendações.
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